Covid-19: Dicas para quem tem de ir trabalhar

Setembro 11, 2020

Devido ao Covid-19 o teletrabalho tornou-se pelo mundo inteiro uma prioridades para as empresas e os trabalhadores, mas existem muitas actividades profissionais em que não é possível aderir a esta forma de trabalho. Se tiver de ir trabalhar deixamos abaixo alguns cuidados a ter.

O trabalho em casa ou distanciamento social é uma das principais recomendações das autoridades de saúde pública um pouco por todo o mundo, de forma a tentar diminuir o contágio de infeção causado pelo novo coronavírus.

Assim, caso haja possibilidades, permanecer em casa passou a ser uma estratégia prioritária também para as empresas e trabalhadores. Mas, esta forma de trabalho não pode ser adotada por todos os trabalhadores, que os obriga a a deslocar-se diariamente para o seu local de trabalho. E existem muitas actividades profissionais da nossa economia que têm de se expor diariamente ao vírus. Para estes profissionais existem várias medidas e precauções que podem e devem adotar para sua segurança, seja nos transportes públicos, no próprio local de trabalho, ou outros locais e que podem ajudar a diminuir o risco infeção.

Medidas de higiene a adotar

Existem várias medidas de higiene que se adotarmos irão diminuir consideravelmente o risco de contágio e propagação do vírus:

  • Uso de máscara.
  • Usar adora do cotovelo ou um lenço sempre que tossir ou espirrar, mesmo que tenha a máscara a proteger a boca e o nariz.
  • Lavar as mãos com água e sabão frequentemente.
  • Desinfentar as mãos com produtos adequados, à entrada e saída do local de trabalho e ao longo do dia conforme for tocando nos vários locais.
  • tentar não tocar nos olhos, nariz e boca, se o tiver de fazer.
  • procurar arejar de forma constante os vários espaços fechados, abrindo as janelas ou ligando o ar condicionado para renovar o ar e ventilação do espaço.

Na ida para o trabalho

Quando um trabalhador se desloca para o seu trabalho, poderá fazê-lo com a sua viatura particular ou recorrendo aos transportes públicos, como autocarros, comboios e metro, barco, etc. Deverá neste caso tentar proteger-se o mais possível. Neste caso é importante manter o distanciamento possível de outros utilizadores (o ideal é dois metros ou mais) – e fazer a higienizarão e desinfeção das mãos sempre que tocar em superfícies.

Também deverá evite todas as deslocações que não sejam mesmo necessárias.

No trabalho

Como manter o distanciamento social no trabalho

  • Não cumprimentar as pessoas com apertos de mão.
  • Use sempre que possível as novas tecnologias para reuniões.
  • Não deverá partilhar comida ou coisas no local de trabalho.
  • Tente se possível nos momentos de refeição usar locais arejados e com poucas pessoas.
  • Procure ao máximo diminuir viagens de trabalho, usando as várias plataformas tecnológicas, os outros colegas, os fornecedores ou mesmo os clientes, vão perceber, pois estas medidas também os protege a eles.

Se tiver de ter uma reunião- cuidados a ter

Sempre que possível, deverá recorrer a videoconferências, mas em algumas situações não é possível e terá de fazer reuniões presenciais. Deverão ser implementadas algumas medidas de prevenção a aplicar nas reuniões presenciais. por exemplo tente limitar o número de participantes ao estritamente necessário e, se possível, faça a reunião ao ar livre.

No local da reunião se possível, tente manter uma boa ventilação do espaço com janelas abertas e mantenha os participantes sentados com pelo menos dois metros de distância.

Solicite aos participantes da reunião à adotação de certas medidas de higiene respiratória (tapar a boca com a dobra do cotovelo ou com um lenço sempre que necessitarem de espirrar ou tossir) e das mãos (lavar e desinfetá-las com um gel à base de álcool de forma frequente) e o uso de máscara.

No fim da reunião, guardar as informações do nome e contacto dos participantes (nomes e contactos) durante cerca de um mês, de forma a que as autoridades de saúde tenham maior facilidade em entrar em contacto caso algum dos indivíduos que tenha estado presente apresente um resultado positivo para a infeção por COVID-19.

É importante sublinhar que, caso manifeste algum dos sintomas associados à infeção por COVID-19 – como febre e tosse -, não deverá deslocar-se para o trabalho, permanecendo em casa e contactando a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Partilhar:

Artigos
Relacionados

Torne-se
Cliente

Pedido de Contacto