fbpx

Entrevista de Emprego – Dicas de Preparação

Julho 1, 2022

Saiba como se preparar uma entrevista de emprego, com as dicas que o farão brilhar durante a primeira fase de seleção para um novo trabalho.

Depois de muitos currículos enviados e de muitos contactos feitos, quando chega a altura da seleção, é importante preparar-se bem e estudar os vários cenários possíveis.

1. Aposte na preparação

A preparação para a entrevista de emprego é o ponto-chave que ditará o sucesso da mesma. Se o chamaram para uma entrevista, é essencial investigar e estudar muito bem a empresa, as áreas de negócio, o tipo de atividade, entre outras coisas.

Deve dominar o negócio da empresa, um pouco da sua história e de que forma poderá contribuir futuramente. Na era da globalização, não há razão para não se preparar convenientemente, utilize o Glassdoor e o LinkedIn, por exemplo.

2. Ensaie a entrevista

Uma entrevista de emprego é imprevisível, não sabemos como irá correr, o que nos irão perguntar ou de que forma nos irão colocar à prova. No entanto, é possível preparar-se! Pesquise um pouco dos modelos de entrevistas na sua área e tente ensaiá-los. Haverão sempre três ou quatro perguntas que lhe irão garantidamente colocar. 

3. Conheça os seus pontos fortes

Não há tempo a perder. Assim, pense nas suas competências-chave, aquelas que o destacam, como os maiores feitos profissionais que alcançou e as experiências que mais o marcaram. São estes pontos positivos que terá de referir durante a entrevista. Concentre-se de não dispersas, nem dar importância a detalhes pouco ou nada significativos.

4. Informe-se sobre quem o contrata

Aceda ao site, durante a sua pesquisa prévia sobre a empresa, e leia a informação disponível, navegue nas redes sociais onde a instituição tem presença. Não se esqueça que o recrutador irá perguntar-lhe porque gostaria de trabalhar lá e é importante apresentar uma resposta convincente e fundamentada. Pode ainda ligar para a empresa a confirmar o horário da entrevista e perguntar quem será o entrevistador.

5. Cuide de si antes da entrevista de emprego

Depois de já ter investigado a empresa, ensaiado o que julgou fazer sentido e de se sentir confiante para a entrevista do dia seguinte, é altura de cuidar de si:

  • Deite-se cedo e durma bem;
  • Se não conseguir adormecer, tente beber um chá calmante, pode ajudar a controlar a ansiedade;
  • No dia da entrevista, não saia de casa sem comer.

6. A primeira impressão na entrevista de emprego

No dia da entrevista, lembre-se que a primeira impressão é a mais importante. Assim, existem algumas coisas que deverá ter em conta, para não descurar o seu momento de apresentação.

  • Vista-se bem, porém não exageradamente formal;
  • No caso das mulheres, o ideal é evitar roupas mais arrojadas, como minissaia ou decotes;
  • Evite perfumes muito fortes;
  • Leve o cabelo arranjado;
  • Tenha uma postura formal, mas tente mostrar-se, em simultâneo, descontraído;
  • Opte por tons mais neutros.

7. Não se atrase para a entrevista de emprego

Não se atrase nem chegue em cima da hora. Desloque-se ao local da entrevista com tempo e veja a morada exata, para não haver chances de se enervar e de se perder no caminho para o destino.

8. Mantenha a calma

Das coisas mais difíceis de se pedir a alguém que vá a uma entrevista de emprego, é manter a calma e respirar fundo. Mas quanto maiores são os nervos, mais se irá atrapalhar e fugir do que é essencial. Se não conseguir controlar a ansiedade, o melhor é apontar essa situação ao recrutador, assim acabará por quebrar o gelo e se sentir mais confortável.

9. Fundamente as respostas

Não se limite a debitar o seu currículo, pois quem está a contratar já o viu, sendo essa a razão pela qual o chamaram. Crie uma sequência narrativa do seu percurso académico e profissional, até à data, explicando as suas escolhas e decisões. Pois mais do que números, as empresas procuram pessoas com as quais se identificam.

10. Seja honesto

Uma das poucas certezas que poderá tomar antes de se submeter a uma  entrevista de emprego é que mentir não o leva a lugar nenhum, nem a um lugar merecido na empresa. Mesmo que a mentira o permita passar na entrevista, poderá tornar-se um incómodo muito grande no futuro, que eventualmente desencadeará problemas sérios.

11. Mostre-se uma mais-valia

Por muito bom e competente que seja, terá de justificar a quem está à sua frente porque é que é o candidato certo para ocupar o lugar. Demonstre como o seu perfil se enquadra na estrutura da empresa, que as suas competências vão ao encontro das necessidades e que será um membro essencial para o grupo.

Esperemos ter ajudado com este artigo, qualquer dúvida contacte-nos ou visite a nossa loja Manijobs, em Lisboa.

Partilhar:

Artigos
Relacionados

Torne-se
Cliente

Pedido de Contacto