Primeiro Dia de Trabalho

Março 24, 2022

O primeiro dia de trabalho, seja ou não o primeiro emprego, é algo novo por isso é normal sentir nervosismo e alguma ansiedade. É um momento em que irá receber muitas informações, por isso poderá perder-se. Abaixo iremos facultar 9 dicas para ter um bom primeiro dia de trabalho e causar uma boa impressão.

Seja pontual

A primeira impressão é a mais importante, por isso é lógico que não pode chegar atrasado. Caso tenha de se deslocar até ao local de trabalho, saia mais cedo de casa, se por outro lado trabalha no regime teletrabalho, acorde mais cedo.

Atenção ao vestuário

 É importante que a roupa vá de encontro com o tipo de trabalho. Poderá pesquisar fotos para ficar a par do tipo de ambiente e do tipo de roupa dos colaboradores. É importante que não vá casual para algo que seja formal e vice-versa.

Onboarding

É o processo de integrar os novos funcionários na organização, serve para criar um momento de socialização e de dar a conhecer o funcionamento da empresa. Nem todas as organizações fazem este processo, por isso, faça-o por conta própria e participe em todas as reuniões que lhe são pedidas para ficar a par do dia a dia da empresa e sobre a mesma.

Organização

 É normal receber novas informações de uma só vez, por isso é importante organizar-se. Poderá então, tirar notas que sejam importantes para o seu trabalho.

Informe-se acerca da empresa

É importante procurar informações acerca da empresa, mesmo antes de começar a trabalhar. Assim irá ficar informado acerca da história, valores e cultura da empresa.

Conheça os seus colegas

É importante conhecer as pessoas que irá lidar mais, desta forma cria uma conexão e irá sentir-se mais à vontade para fazer perguntas e para tirar dúvidas.

As regras do local

Ao estar informado acerca das regras do seu local de trabalho, evitará infringir as mesmas, o que contribuirá para uma boa convivência com os outros colaboradores.

Faça perguntas

É natural que nos primeiros tempos tenha dúvidas, por isso não tenha receio de fazer perguntas, os outros colaboradores irão entender que tenha dúvidas ao início.

Crie conexões

O nosso local de trabalho é o local onde passamos mais tempo do nosso dia, por isso crie relacionamento com os seus colegas, até mesmo com aqueles que não lida diretamente. Criar conexões permite que tenha um dia de trabalho mais agradável e irá aumentar o seu sentimento de pertença.

Esperemos ter ajudado com este artigo, qualquer dúvida contacte-nos ou visite a nossa loja em Lisboa.

Partilhar:

Artigos
Relacionados

Dificuldades em Recrutar?

Dificuldades em recrutar? Temos 5 dicas para o ajudar a recrutar os melhores candidatos. Contratar alguém para uma vaga de emprego é uma tarefa complexa,

Ler Mais

Torne-se
Cliente

Pedido de Contacto