fbpx

Quais são os benefícios mais valorizados pelos colaboradores?

Junho 9, 2021

Atualmente, o mercado de trabalho é muito competitivo e para cativar e manter os melhores trabalhadores é fundamental criar incentivos. Neste artigo, mostramos-lhe alguns dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores.

Segundo pesquisas efetuadas, aproximadamente 60% dos trabalhadores reconhecem que incentivos são um motivo importante para a permanência numa empresa ou para aceitar um determinado cargo. Esta mesma pesquisa, concluiu que cerca de 80% das pessoas preferem benefícios, ao contrário de um aumento salarial.

Benefícios mais valorizados por candidatos a uma oferta de emprego

De acordo com um estudo desenvolvido pela Fractl, agência de marketing, o seguro de saúde é um dos incentivos mais valorizados, assim como horários flexíveis, opções de teletrabalho e férias pagas.

O mesmo estudo, analisou que os candidatos que possuem mais do que uma oferta de emprego, tendem a preferir uma empresa que ofereça benefícios adicionais, em vez de oferta que propõe uma maior remuneração monetária e, por sua vez, menos benefícios. 

Boa remuneração ou mais benefícios adicionais?

No estudo da Fractl foram questionados 2.000 trabalhadores, da qual foi fornecida uma lista de 17 incentivos adicionais. Ao longo do inquérito teriam de pesar todas as opções entre um emprego mal remunerado, mas com mais benefícios ou um emprego bem remunerado.

88% dos trabalhadores afirmaram preferirem um seguro de saúde com cobertura oftalmológica e odontológica.

Outro ponto que teve muito peso nos benefícios mais valorizados foi a flexibilidade e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Estes prendem-se em fatores como, por exemplo, horários flexíveis, opções de teletrabalho e mais tempo de férias. 

Mais férias e folgas – Uma vantagem muito valorizada

Dos inquiridos, cerca de 80% reconhece que valoriza um emprego que oferece mais tempo de férias ou folgas, em vez de uma boa remuneração. 

Mais dias de férias pode trazer mais custos para uma empresa, uma vez que além de pagar os dias aos trabalhadores, também paga mais subsídio de férias. No entanto, a empresa empregadora pode alterar a política de férias/folgas e torná-la ilimitada para não ter mais despesas ao seu encargo.

As empresas que adotam uma política de férias ilimitada, afirmam que os seus funcionários tiram a mesma quantidade de férias. 

A agência de marketing, que adotou esta medida de férias, não sentiu danos na produtividade dos seus funcionários, pelo contrário admite que a qualidade do trabalho melhorou. 

Os benefícios menos desejados pelos inquiridos prendem-se naqueles que não afetam de forma direta o estilo de vida ou as finanças dos trabalhadores. Estes benefícios podem ser cafés, comida, brindes, entre outros.

Diferenças dos benefícios mais valorizados entre homens e mulheres

Este mesmo estudo, concluiu que existem diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito a  benefícios mais valorizados.

Os benefícios de caráter familiar são mais valorizados por colaboradores do sexo feminino como, por exemplo, licença parental remunerada e largada ou creches gratuita, ou com algum desconto aplicado. 25% das mulheres afirmam que o peso da licença parental é grande e que é um ponto valorizado na escolha de uma oferta de emprego. No sexo masculino, apenas 14% afirmam o mesmo.

Dos homens inquiridos, os incentivos mais valorizados prendem-se em eventos em equipa e em comida e refeições pagas pela empresa.

Em ambos os sexos é visível que preferem benefícios relacionados com atividades físicas, no entanto, estas atividades são diferentes. Os homens valorizam mais uma inscrição gratuita num ginásio ou um ginásio no local de trabalho, enquanto as mulheres preferem optar por aulas de ioga ou ginástica pagas pela empresa.

De todos os incentivos enumerados no inquérito, o seguro de saúde poderá ser o mais dispendioso para a empresa, contudo os restantes tópicos analisados como é o caso de mais tempo de férias ou horários mais flexíveis, podem não agregar mais custos para a empresa. 

Partilhar:

Artigos
Relacionados

Torne-se
Cliente

Pedido de Contacto