Vantagens de contratar trabalhadores temporários

Setembro 17, 2020

Necessita de contratar novos trabalhadores para a sua empresa e, está a avaliar as competências de que essa ou essas pessoas necessitam para desempenhar com sucesso a/s funções?

O mundo empresarial é muito dinâmico e, cada vez mais as empresas necessitam de se adaptar à velocidade das exigências contemporâneas, tornando-se mais eficientes e produtivas.

Novos projectos, licenças de maternidade ou paternidade, pessoas importantes da estrutura que resolvem sair da empresa entre outras situações, são o do dia a dia de cada empresa.

A importancia dos processos internos

As empresas com processos internos bem definidos e optimizados, na generalidade apresentam melhores rácios de flexibilidade e autonomia de produção no trabalho, com uma menor dependência do indivíduo A ou B.

Os processos deverão ser estudados e analisados na prática, orientados para a eficiência e autonomia, onde o processo deverá incluir o colaborador e não o contrário. Nos processos deverão ser identificadas tarefas e competências necessárias e associar / definir perfis adequados.

Quando um colaborador com anos de experiência e uma série de qualificações está prestes a ausentar-se, a ausência de processos bem definidos aumenta a dificulta da sua substituição.

Os processos internos e o trabalho temporário

As empresas modernas, focam a sua atividade na eficiência de processos e optimização de recursos. Com um mundo em constante mudança, as empresas enfrentam cada vez desafios maiores, pois têm de ser cada vez mais flexíveis e adaptáveis aos fatores externos que as influenciam.

Assim a produção assente em processos pensados e optimizados, criam as condições às empresas de se focarem na produção e nos projectos que forem captando, sendo uma solução eficaz para empregadores que procurem garantir o sucesso da sua empresa em períodos de transição ou que estão a orientar o negócio para uma nova direção.

É aqui que o trabalho temporário ou os colaboradores temporários podem oferecer vantagens competitivas e não é apenas na designação que diferem dos colaboradores permanentes.

Trabalho Temporário

Redução do custo

O trabalho temporário ou os colaboradores temporários são uma excelente solução, para empresas que necessitem de mão de obra especializada em prazos curtos e específicos, um novo projecto, que origem a soluções temporárias. Desta forma a empresa não se obriga a um compromisso salarial anual, que pode comprometer o seu orçamento prejudicando a empresa como um todo e em muitos casos inviabilizando a possibilidade de angariar novos projectos.

Esta solução na maioria dos casos, também não obriga à necessária aposta em formação, que na generalidade é bastante dispendiosa, uma vez que os colaboradores temporários só vão estar na sua empresa durante um período limitado de tempo.

Processo de contratação curto

Na generalidade as empresas de trabalho temporários têm uma grande experiência na contratação de recursos humanos qualificados. Assim obtêm consideráveis ganhos de eficiência e rapidez no processo de contratação de colaboradores temporários. Isto porque o processo de recrutamento foca-se na contratação de trabalhadores com as competências técnicas adequadas para executar um projeto ou necessidade específica.

Flexibilidade

Os colaboradores temporários é uma solução adequada às necessidades e procura do mercado, dando às empresas flexibilidade de contratação e competitividade financeira.

Os colaboradores temporários também são formatados para serem flexíveis seja ao nível da cultura empresarial ou local de trabalho.

Esta solução também poderá dar tempo a um gestor na avaliação sobre o trabalhador e, sobre a continuidade das necessidades de uma empresa a médio e longo prazo, possibilitando a contratar da pessoa a tempo inteiro após este teste inicial.

Impacto instantâneo

Os trabalhadores temporários sabem que têm uma tarefa de trabalho temporária numa determinada empresa e, sabem que precisam de causar um impacto instantâneo. Assim o empregador não necessita de passar semanas a familiarizá-los com o ambiente de trabalho, apresentando-os a todos os colaboradores e treinando-os relativamente a uma série de sistemas ou processos internos.

Competências específicas

Os trabalhadores temporários na generalidade reunem um conjunto de competências específicas, estando treinados a desempenhar funções em projetos e trabalhos especializados. E ter trabalhadores altamente especializados na sua equipa pode ajudar a optimizar e impulsionar todo o seu negócio.

Partilhar:

Artigos
Relacionados

Torne-se
Cliente

Pedido de Contacto