Manijobs

Notícia Manijobs

A importância das relações interpessoais no trabalho

Já pensou na importância das relações interpessoais no trabalho? Pois estas são importantes, pois passamos mais tempo com colegas de trabalho do que com a família e amigos.

As empresas mais bem-sucedidas do mundo fazem esforços para melhorar as relações interpessoais no trabalho, assim, os trabalhadores conseguem trabalhar bem em equipa.

Porque é que as relações interpessoais no trabalho são importantes?

Cada departamento deve encontrar maneiras para fomentar bons relacionamentos na empresa. A colaboração, a troca de experiências e integração entre equipas são algumas maneiras como esse departamento investe nas relações interpessoais entre colaboradores.

Benefícios das boas relações interpessoais no trabalho

Motivação

Trabalhadores que se relacionam bem uns com os outros vão mais motivados para o trabalho e conseguem realizar as suas tarefas com maior eficiência e competência. Pois sabem que podem contar uns com os outros, e torna mais fácil de encarar grandes desafios.

Produtividade

Uma maior motivação resulta numa equipa produtiva. Quando uma equipa consegue unir esforços para chegar a um objetivo comum, faz com que o objetivo seja realizado em menos tempo e melhor.

Bons resultados

Ao existir um bom relacionamento interpessoal na empresa, a sua equipa ganha um ambiente propicio para atingir um resultado melhor. Assim todos ganham.

Como melhorar as relações interpessoais?

Empatia

Não podemos focar apenas nos nossos próprios problemas, por isso é importante dar atenção também aos problemas dos outros. Por isso, coloque-se no lugar do outro.

Comunicação

Pode fazer sugestões aos funcionários e incentivar os líderes a fazerem o mesmo. Uma boa comunicação entre todos, proporciona um bom ambiente de trabalho. Ao comunicar melhor com os líderes, as equipas tornam-se mais comunicativas entre si e reproduzirão esse mesmo comportamento com aqueles que estão no mesmo nível da hierarquia.

Trabalho em equipa

É importante que os colaboradores consigam desenvolver as suas tarefas sozinhos, mas também precisam de ter um bom relacionamento para quando é necessário realizar tarefas em equipa. O que pode ajudar desde as tarefas mais fáceis às mais complexas.

Achou este artigo útil? Qualquer dúvida contacte-nos ou visite a nossa loja em Lisboa.

Scroll to Top